sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Domínios tradicionais de investigação e intervenção em psicologia:

Domínios tradicionais de investigação e intervenção em psicologia:



 Psicologia clínica:

Psicologia Clínica se baseia na observação e análise aprofundada de casos individuais. Criada por volta do final do século XIX por alguns médicos psiquiatras e neurologistas que tratavam pacientes com doenças mentais, foi desenvolvida por Freud, médico, discípulo de Breuer. Eles utilizavam a hipnose como método de cura de tais pacientes.e depararmos com técnicos de saúde com modelos de intervenção diferentes e bem delimitados tanto na forma como em conteúdo, torna-se premente distingui-los, para que a procura por cuidados em saúde mental seja, à partida, informada e racional.





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Psicologia da educação:

Quando se fala, hoje, em 'Psicologia da Educação', vários termos são utilizados 
indiscriminadamente como sinónimos, tais como: psicopedagógia, psicologia escolar, 
psicologia da educação, psicologia da criança, etc. A lista poderia ser alongada. Esta imprecisão 
na linguagem, e esta confusão entre disciplinas ou actividades não são exactamente passíveis de 
sobreposição, pois cada qual têm suas definições e limitações.
A Psicologia da Educação tem por objecto de estudo todos os aspectos das situações da educação, 
sob a óptica psicológica, assim como as relações existentes entre as situações educacionais e os 
diferentes factores que as determinam.
Seu domínio é constituído pela análise psicológica de todas as facetas da realidade educativa e não 
apenas a aplicação da psicologia à educação.
Seu maior objectivo é constatar ou compreender e explicar o que se passa no seio da situação de 
educação. Por isso, tanto psicólogos quanto pedagogos podem possuir tal especialização 
profissional.
A Psicologia da Educação faz parte dos componentes específicos das ciências da Educação, tal 
como a sociologia da educação ou a didáctica. Compõem um núcleo, cuja finalidade é estudar os 
processos educativos. 
Actualmente, rejeita-se a ideia de que a Psicologia da Educação seja resumida a um simples campo 
de emprego da Psicologia; ela deve, ao contrário, atender simultaneamente aos processos 
psicológicos e às características das situações educativas.
Ela estuda os processos educativos com tripla finalidade:

Contribuir à elaboração de uma teoria explicativa dos processos educativos - nível 
teórico; 
· Elaborar modelos e programas de intervenção - nível tecnológico; 
· Dar lugar a uma práxis educativa coerente com as propostas teóricas formuladas - nível prático.




Psicologia social das organizações:
Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenómenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, actua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).

A psicologia está ligada a empresas actualmente  seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamentoselecção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Algumas das principais actividades do psicólogo organizacional:

Analisar cargos e salários;

Realizar selecção e recrutamento de novos funcionários;

Aplicação de testes psicológicos (actividade exclusiva para psicólogo);
Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários;
Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais;
Organizar um clima organizacional mais eficaz;
Resolver situações de conflitos entre funcionários;
Projectar sistema de avaliação de desempenho;
Avaliar a eficácia de uma prática específica.

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