Domínios tradicionais de investigação e intervenção em psicologia:
Psicologia clínica:
A Psicologia Clínica se baseia na observação e análise aprofundada de casos individuais. Criada por volta do final do século XIX por alguns médicos psiquiatras e neurologistas que tratavam pacientes com doenças mentais, foi desenvolvida por Freud, médico, discípulo de Breuer. Eles utilizavam a hipnose como método de cura de tais pacientes.e depararmos com técnicos de saúde com modelos de intervenção diferentes e bem delimitados tanto na forma como em conteúdo, torna-se premente distingui-los, para que a procura por cuidados em saúde mental seja, à partida, informada e racional.
(Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/12379/psicologia-clinica-conceito?_kt=8494173369&gclid=CLnR7cLcjroCFVIPtAodvkMAkQ#ixzz2hPi6T3t0)
Psicologia da educação:
Quando se fala, hoje, em 'Psicologia da Educação', vários termos são utilizados
indiscriminadamente como sinónimos, tais como: psicopedagógia, psicologia escolar,
psicologia da educação, psicologia da criança, etc. A lista poderia ser alongada. Esta imprecisão
na linguagem, e esta confusão entre disciplinas ou actividades não são exactamente passíveis de
sobreposição, pois cada qual têm suas definições e limitações.
A Psicologia da Educação tem por objecto de estudo todos os aspectos das situações da educação,
sob a óptica psicológica, assim como as relações existentes entre as situações educacionais e os
diferentes factores que as determinam.
Seu domínio é constituído pela análise psicológica de todas as facetas da realidade educativa e não
apenas a aplicação da psicologia à educação.
Seu maior objectivo é constatar ou compreender e explicar o que se passa no seio da situação de
educação. Por isso, tanto psicólogos quanto pedagogos podem possuir tal especialização
profissional.
A Psicologia da Educação faz parte dos componentes específicos das ciências da Educação, tal
como a sociologia da educação ou a didáctica. Compõem um núcleo, cuja finalidade é estudar os
processos educativos.
Actualmente, rejeita-se a ideia de que a Psicologia da Educação seja resumida a um simples campo
de emprego da Psicologia; ela deve, ao contrário, atender simultaneamente aos processos
psicológicos e às características das situações educativas.
Ela estuda os processos educativos com tripla finalidade:
Contribuir à elaboração de uma teoria explicativa dos processos educativos - nível
teórico;
· Elaborar modelos e programas de intervenção - nível tecnológico;
· Dar lugar a uma práxis educativa coerente com as propostas teóricas formuladas - nível prático.
Psicologia social das organizações:
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenómenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, actua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).
A psicologia está ligada a empresas actualmente seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, selecção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Algumas das principais actividades do psicólogo organizacional:
Analisar cargos e salários;
Realizar selecção e recrutamento de novos funcionários;
Aplicação de testes psicológicos (actividade exclusiva para psicólogo);
Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários;
Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais;
Organizar um clima organizacional mais eficaz;
Resolver situações de conflitos entre funcionários;
Projectar sistema de avaliação de desempenho;
Avaliar a eficácia de uma prática específica.
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